terça-feira, 19 de abril de 2011

Curso superior de Dança:



DANÇA
 
É a seqüência de movimentos corporais, executados de maneira rítmica e ao som de música, para narrar uma história ou expressar uma idéia ou emoção. O bacharel em Dança monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV. Também atua como bailarino, fazendo parte de um corpo de baile, e está apto a lecionar em academia. Quem faz licenciatura pode dar aulas de dança como parte da disciplina de Artes (antiga Educação Artística) em escolas públicas ou particulares. O profissional pode trabalhar, ainda, em coreografia, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco. Instituições penais e de saúde costumam contratar esse profissional para ajudar na recuperação e na reintegração de adolescentes, crianças e portadores de deficiência física e mental.

O mercado de trabalho

Com o mercado cultural em ascensão por causa das leis de incentivo, aumentam as vagas em companhias de dança e de teatro, que conseguem viabilizar seus espetáculos com os recursos obtidos junto a empresas. O cinema e a TV, bem como as agências de eventos e de publicidade, contratam coreógrafos e dançarinos para fazer parte de elencos. A área de pesquisa está aquecida e o governo oferece apoio à dança por meio de concursos e prêmios, como o Klauss Vianna, da Funarte. Ministrar aulas em escolas, em academias ou particulares é sempre uma boa opção. Shows e eventos corporativos dão oportunidades de trabalho, sem falar nas escolas de samba, que, em sua maioria, têm pelo menos um bailarino ou coreógrafo. Profissionais de dança são contratados também para dar aulas no ensino básico. Quem tem título de mestre ou doutor pode atuar em universidades. ONGs e instituições que trabalham com populações carentes e portadores de necessidades especiais requisitam o bacharel para desenvolver ou participar de projetos sociais nos quais a dança é usada como instrumento de melhoria da qualidade de vida e reinserção social dos assistidos. As melhores oportunidades para bailarinos e coreógrafos estão nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia.

O curso

Além de aulas práticas, de técnicas de dança, improvisação e coreografia, há a parte teórica, com disciplinas como anatomia, psicologia, filosofia e comunicação e expressão. O curso de bacharelado forma profissionais habilitados a participar de espetáculos e a pesquisar novas linguagens na dança. Já a licenciatura qualifica para o ensino em escolas. O estágio é obrigatório e é uma boa porta de entrada no mercado. Os alunos precisam fazer uma monografia ou uma produção artística em Dança na conclusão do curso.

Duração média

Quatro anos.

Outro nome

Dançarino Profissional

O que você pode fazer

Bailado Criar e executar coreografias, individualmente ou em conjunto. . Coreografia Planejar e definir a seqüência de movimentos que serão executados pelos bailarinos. Direção Criar e coordenar apresentações de balé. Escolher e dirigir os dançarinos e definir com os assistentes a cenografia, os figurinos e a iluminação do espetáculo. Preparação corporal Orientar e ensaiar bailarinos e outros artistas para um espetáculo de dança ou teatro. Coordenar workshops e cursos sobre o tema

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br


Sobre a profissão

O bacharel em Dança tem formação para pesquisar a linguagem coreográfica e sua articulação com outras linguagens cênicas. Esse profissional também é preparado para compreender o contexto sócio-cultural mais amplo em que se envolve a dança.
O bacharel planeja programas de desenvolvimento cultural e social através da dança, podendo produzir espetáculos, cursos, oficinas e mostras de dança. O profissional licenciado também está apto a lecionar na área.
É um profissional comprometido com o posicionamento contemporâneo e crítico sobre os conteúdos que compõem a arte do movimento com relação à realidade social; dominando e aprimorando permanentemente os avanços do conhecimento na área de formação artístico-cultural e no processo educativo para e pela Dança.
Além dos cursos em Dança, também existe o bacharelado em “Comunicação das Artes do Corpo”, como uma alternativa para quem quer seguir esta carreira. Este curso oferece uma formação semelhante ao do curso de Dança, mesclado a disciplinas do curso de Artes Cênicas, mas com um enfoque no corpo como elemento fundamental de toda expressão sócio-cultural.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado
Duração de 4 anos. O bacharelado em Dança desenvolve no aluno um perfil que lhe permita refletir sobre o espetáculo de dança, a interpretação e a montagem coreográfica sob o ponto de vista ético e estético, analisando seu trabalho sob uma perspectiva interdisciplinar exercitando a compreensão, a criatividade e a reflexão. O currículo é composto por disciplinas como anatomia humana, música e movimento, história da dança, fisiologia do movimento, dança moderna, balé clássico, filosofia, folclore, composição coreográfica, produção artística e administrativa, psicologia da dança, entre outras.

b) Nível Superior

Licenciatura
Duração de 4 anos. O curso de licenciatura em dança forma um indivíduo com embasamento técnico e com sólida experiência prática na área e apto a exercer atividades educativas, recreativas, terapêuticas e culturais da dança, tomando a dança como produção de conhecimento e transformação de indivíduos, além de discutir a dança e a arte no contexto da educação, sendo capaz de elaborar sua própria metodologia de trabalho.

c) Nível médio

Curso Técnico
Duração de 3 anos. Propicia a formação no nível médio, como também desenvolve um conhecimento rico na área de arte e cultura. Citamos, como exemplo, disciplinas, tais como: a História da Arte, Arte e Cultura, Estética, Empreendedorismo Cultural, Educação Ambiental, Estudo das Leis de Incentivo à Dança, Dimensão Ética e Relações Sociais, História da Dança, Dança Contemporânea, Dança Técnica Clássica, Danças Tradicionais, além de Elementos da Música, Improvisação e Composição.

d) Cursos Livres

Existem diversos cursos livres de dança, podem ter uma vocação específica como balé clássico, moderno, dança de salão, flamenca ou streetdance. Em geral são cursos práticos, com pouca carga teórica.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho tem se mostrado mais promissor para os profissionais voltados para projetos de desenvolvimento social. Alguns órgãos públicos contratam profissionais da área para a coordenação de projetos. As empresas particulares também têm contratado profissionais da área cultural para trabalhar em seus institutos culturais e de desenvolvimento social.
Organizações não governamentais voltadas para projetos de inclusão são também boas empregadoras. Assim como escolas privadas e clínicas de reabilitação motora e de portadores de necessidades especiais, como os pessoas com síndrome de down, que encontram na dança uma importante ferramenta de desenvolvimento físico e equilíbrio emocional.
A crescente preocupação com a qualidade de vida, principalmente nos grandes centros urbanizados, lugares cujo stress sempre atormenta as pessoas, propiciou a abertura de diversas clínicas, academias e conservatórios, que oferecem a dança como uma atividade terapêutica, e recorrem ao profissional para coordenar os projetos e também para dar aulas.

Ofertas de Emprego

A maioria dos profissionais em Dança opta por lecionar, no ensino público ou privado, principalmente porque o ramo de espetáculos é um mercado bastante instável e não existem muitas vagas de emprego formal afora a docência.
Os profissionais em Dança podem trabalhar no corpo de baile, com coreografia, direção e preparação corporal. Como diretor ele cria e coordena espetáculos de dança, seleciona e dirige os bailarinos e os assistentes, define os figurinos e a iluminação. Como Preparador corporal coordena e orienta artistas e bailarinos para espetáculos de dança e de teatro, além de ministrar workshops e cursos.
As melhores ofertas de emprego estão nas escolas de dança por todo o Brasil além de produtoras de vídeo, que contratam estes profissionais para atuarem em publicidade ou programas de TV. Quem tem prática e determinação pode encontrar boas oportunidades nas grandes companhias de dança.

Fonte: www.cursocerto.com.br

















DANÇA

Para muitas pessoas, o fato de ver alguém praticando ballet por toda a vida, desde sua infância, já é motivo suficiente para descartar um curso universitário nesta área, já que conhecimento e prática não lhe faltam.
Mas não é bem assim. A Faculdade de Dança tem proporcionado aos apaixonados pela arte a possibilidade de se aperfeiçoarem naquilo que amam, por meio do estudo e da profissionalização. Isso sem falar na chance de propagar a arte, tornando-a, pouco a pouco, mais acessível ao público.

Novos caminhos

O bacharelado em Dança abre novas possibilidades ao profissional: além de atuar como bailarino, fazendo parte de um corpo de baile, pode dar aulas em academias e escolas de dança de salão, montar e dirigir espetáculos.
A especialização neste segmento lhe permite criar e coordenar apresentações de ballet, escolhendo sua equipe, formada tanto pelos bailarinos quanto pelo pessoal da cenografia, técnica e produção. Caso opte pela criação de coreografias, o profissional poderá atuar em teatros, televisão e até mesmo na produção cinematográfica.
Já quem faz Licenciatura pode dar aulas de dança tanto em escolas públicas quanto particulares, dentro da disciplina de Artes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Pode levar seus conhecimentos também aos espaços comunitários, que tenham propostas de dança voltadas à educação.

Corpo e mente

O Brasil não tem hoje a tradição no Ballet que outros países, principalmente da Europa, possuem, mas é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade técnica e variedade de ritmos e tendências que enriquecem a arte da dança, tornando-a um diferencial.
Embora o País tenha ainda poucas faculdades de dança (cerca de 15 cursos de graduação e 30 de pós-graduação), a qualidade de ensino no Brasil é considerada de alto nível.
Quem pretende fazer um curso superior de dança pretende obter mais elementos para analisá-la, compreendê-la e vivenciá-la, proporcionando ao bailarino uma rica bagagem na área do conhecimento, que fortalecerá sua trajetória.
A iniciativa de reunir conhecimentos e a prática da dança tem formado bailarinos graduados também em psicologia, medicina, educação física e jornalismo, com a proposta de aperfeiçoar e divulgar a arte. Justamente por isso, ela tem crescido e se fortalecido no País.

Mercado de trabalho

A maioria das companhias de dança (não são muitas no Brasil) está localizada em São Paulo e Rio de Janeiro, o que pode ser visto, num primeiro momento, como dificuldade para quem sonha com este caminho.
Entretanto, outras capitais como Florianópolis, Goiânia e Salvador têm se desenvolvido nesta modalidade, trazendo novas perspectivas de trabalho. A coreografia é vista como uma opção para conquistar espaço no mercado.

Sobre a faculdade

Na faculdade de dança o universitário terá contato com disciplinas teóricas, como anatomia, psicologia, filosofia, comunicação e expressão e história da arte. Do lado prático, não podem faltar técnicas de dança, improvisação, coreografia e interpretação.
O curso tem duração média de quatro anos e, na maioria das vezes, o estágio é obrigatório. Próximo à conclusão do curso, as faculdades costumam exigir do aluno a elaboração de uma monografia e a apresentação de uma montagem cênica.

Fonte: cursos.infomoney.com.br

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que NÃO se deve fazer na dança do ventre:

Assisti esse video e não tinha como não colocar aqui no blog....Rende boas gargalhadas, não sei como tem gente que se expõe a esse ridiculo e vem chamar isso de Dança do Ventre....sinceramente...Vale a pena assistir!!!!podemos chamar isso de qualquer coisa,menos de dança......

domingo, 3 de abril de 2011

Respiração,postura e concentração!

Segundo um mestre zen, a respiração é a chave da espiritualidade; Para atingir a alma da dança precisamos aprender a respirar e se conectar.



















A bailarina sem a percepção do corpo sua dança não passa de uma dança qualquer, por isso resolvi colocar aqui um aprendizado super simples dividido em 3 partes que irá ajudar a percebermos realmente o corpo.

1º A respiração zen: ela é muito mais lenta e os movimentos respiratórios são controlados pelos músculos do abdômen inferior e não pela musculatura do peito.

2º A Postura: a postura correta facilita a respiração correta que facilita movimentos corretos, que facilita uma dança correta!

3º A concentração: temos que aprender a concentrar só assim escutaremos a música, sentiremos os movimentos acontecendo e conseguiremos nos entregar verdadeiramente a dança sem se preocupar com a platéia, com o estrelismo, com o narcisismo e outras cositas mas.

Para treinar basta você contar a respiração de 1 á 10 e retornar ou então usar o Koan.

Um koan é uma narrativa, diálogo, questão ou afirmação no Zen-Budismo que contém aspectos que são inacessíves à razão. O koan tem como objetivo propiciar a iluminação do aspirante zen-budista. Um koan famoso é: "Batendo duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão?" o ato de responder fica sendo o foco de concentração.(tradição oral, atribuida a Hakuin Ekaku, 1686-1769). 

Fonte: Ventre em ebulição

10 dicas para as iniciantes da dança do ventre:

1. Respire e sinta o momento

Respire bem durante cada movimento; mantenha sua atenção focada em seus pés, seu ventre, sua pélvis e em sua respiração. Tente viver esse momento em seu ventre e em sua pélvis, sentindo seus pés tocando o chão e o fluxo de sua respiração passando pelo nariz e pela boca.

2. Relaxe os lábios
Aproxime os lábios de uma maneira mais sensual. Não force o maxilar ou a boca, deixe-os relaxados. Isso também fará com que você expire melhor pela boca e inspire mais profundamente o ar pelo nariz - dando mais energia a cada movimento.

3. Deixe a tensão de lado

Faça uma análise: você fica tensa o tempo todo durante a aula? Por que se a resposta é 'sim' e você de fato não consegue se divertir durante esse momento, talvez esteja perdendo o melhor disso tudo. Você sabe: o estresse se reflete no corpo, em seus movimentos. Faça da alegria o seu foco principal e uma mágica vai acontecer de repente, juntamente com seus movimentos: eles fluirão mais facilmente e melhor.

4. Monitore seus pensamentos

Comece mudando aqueles pensamentos negativos, de auto-crítica. Essa é uma chave poderosa para abrir a porta e encontrar sua verdadeira beleza feminina.

5. Tente deixar de lado a ambição e a concorrência

Pode parecer difícil, mas críticas demais a si mesma e aos outros só tornarão o momento da dança menos alegre e produtivo para você. Se esses pensamentos andam te atrapalhando, tente focar sua atenção em outros detalhes: sinta seus pés no chão, corrija sua postura, ou simplesmente ouça a música e se entregue a ela.

6. Faça amizades

Faça amigos, não se isole durante a aula. Tente conhecer a personalidade das outras mulheres de sua classe. Pode acreditar: isso dará mais sentido à sua dança.

7. Capriche no visual

Lembre-se que as roupas são parte importante da dança do ventre. Compre alguns adereços para enfeitar seu lenço de quadril ou qualquer outro complemento para dar mais cor e tempero ao momento. Isso aumentará ainda mais seu interesse.

8. Atenção redobrada para os pés

Aprenda de verdade sobre o movimento dos pés. Eles são a sua base, da qual seus quadris e todo o seu corpo dependem. É como a base de uma pirâmide segurando toda sua estrutura. Então, não menospreze esse "detalhe".

9. Pergunte

Não tenha medo de fazer perguntas à sua professora. É como na escola: elas sempre servem para todo mundo, porque as outras alunas podem ter as mesmas dúvidas que você. E lembre-se: você é uma cliente, está pagando!

10. Mergulhe de cabeça na música árabe

Fique por dentro da música árabe, compre CDs e tente escutá-los sempre. Comece pelos ritmos lentos e, com o tempo, passe para os mais agitados.

Fonte: Dança do Ventre Brasil

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bomba: Rede Globo anuncia continuação da novela O Clone em 2012

   Foi confirmada na última quinta-feira em jantar de gala o início de produção da continuação da novela O Clone. As gravações começam em agosto de 2011, contanto com grande parte do elenco da antiga novela e deve ir ao ar a partir de fevereiro de 2012 no horário da novela das nove.
   O enredo da novela vai se passar 15 anos após o final da primeira e deve tratar da repercução da clonagem humana, mas segundo a autora, vai sobrar espaço para cenas românticas e claro, a dança do ventre que marcou época na predecessora vai ter seu espaço.

fonte: Globo.com


Postagem de  1° de Abril......foi so uma brincadeirinha hehehe..mas bem que poderia ser verdade mesmo,né?!!