segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cuidados físicos na Dança do Ventre:


É muito comum depois de algumas aulas de dança do ventre as alunas reclamarem de dores nas costas. Estas dores ocorrem geralmente por dois motivos: O primeiro motivo é a falta de atividade física, com o início das aulas de dança a musculatura das costas, pernas, braços e abdome, desacostumados com exercícios, tendem a sofrer um pouco, causando desconforto que passa à medida que a musculatura vai se tornando mais flexível e fortalecida.O segundo motivo é má postura quando a aluna executa os movimentos, sem se preocupar com a posição correta do seu corpo, que geralmente ocorre na ansiedade de dançar.Ao iniciar a dança do ventre deve-se tomar alguns cuidados quanto a posição dos pés, quadril, joelhos e das costas, como também dar muita atenção a respiração.
Os pés

A princípio os pés devem estar paralelos (com exceção de passos em que há exigência de sua movimentação de forma perpendicular), a distância entre eles deve ser a largura do quadril e totalmente apoiados no chão, com o passar do tempo, quando os movimentos já estiverem gravados na memória corporal, os pés poderão estar em meia ponta, para que os movimentos se tornem mais leves.
Os joelhos
Estes devem estar voltados para frente e relaxados, desta forma a patela (osso arredondado localizado na articulação do joelho) não é agredida, poupando a articulação do esforço e deixando a pelve mais "solta".
O quadril
As brasileiras possuem em gingado natural em que o quadril é projetado para trás. Na dança do ventre como também na maioria dos esportes é imprescindível que ele esteja sempre encaixado, ou seja, descer o cóccix (osso localizado no final da coluna vertebral) e levantar o púbis (eminência triangular na parte inferior do abdome) os movimentos serão melhores observados.

Coluna vertebral

Imagine que você é uma marionete e um fio te puxa pelo alto da cabeça, desta forma, seu corpo será obrigado a ficar ereto, a coluna alinhada com a cabeça e os pés, ombros relaxados, queixo apontando a linha do horizonte, abdome contraído, assim as articulações serão poupadas, evitando lesões futuras.
Respiração
É muito importante prestar atenção em sua respiração, que deve ser a mais tranqüila possível, sendo necessária a utilização da respiração abdominal, que é natural nos recém - nascidos e na prática do yôga. Esta respiração consiste em inspirar relaxando o abdome, assim ocorre a sensação deste se encher de ar como se fosse uma bexiga, e soltar o ar contraindo o abdome esvaziando-o. A melhor forma de exemplificar esta respiração é comparando-a a um fole que expande ao sugar o ar e reduz ao expeli - lo.
Conclusões
A dança do ventre deve ser praticada com muita calma e seriedade, para que se possa desfrutar ao máximo de seus benefícios.Parece ser muito difícil pensar em todas essas informações e ainda dançar, mas desta maneira o corpo entra em forma com prazer e alegria, sem precisar de "malhação" pois com todos esses cuidados ocorre um aumento da capacidade aeróbica, fortalecimento e maior flexibilidade dos músculos, proporcionando um bem-estar geral. Além destes benefícios físicos a dança do ventre faz com que todas as mulheres resgatem sua feminilidade e delicadeza, reconhecendo e aceitando a si mesma, deixando de lado a cobrança de possuir um corpo parecido com o das modelos e atrizes que fazem parte de uma minoria, sendo que, mesmo estas mulheres que possuem corpos ditos "perfeitos" sofrem para mantê-los. Ao se aceitar a mulher percebe que o importante é possuir um corpo saudável, flexível, suave e dançante.A beleza da mulher nasce da capacidade que ela possui de sentir e proporcionar prazer às pessoas que ama. 
Fonte: Blog magia e misterio

Um comentário:

  1. Estou grata e muito contente com seu artigo, pois possui uma qualidade maravilhosa. Parabéns, seguirei este blog com muito prazer.

    ResponderExcluir