domingo, 30 de janeiro de 2011

Adaptaçao do Ballet para Dança do Ventre

Estudando artigos nacionais e internacionais, é possível perceber que muitos elementos do ballet clássico vêm sendo utilizados na Dança do Ventre com o passar dos anos. Aliás, tendências inovadoras em nossa arte é o que não falta, umas bem propícias, outras nem tanto, mas um outro dia falaremos disso.

O ballet chegou a nossa dança devido a apropriação cultural de bailarinas russas em suas passagens pelo Egito, e vice-versa. Com o surgimento do cinema americana, muitas histórias das “mil e uma noites” foram adaptadas por holywood e é sabido que muitas de nossas estrelas qua antes dançavam em cabarés ou regiões fechadas do Cairo, passaram a “ensinar” para atrizes e depois bailarinas, um pouco da nossa arte.

Assim como, houveram muitas excursões de bailarinas egípcias para as Américas e Europa em busca de conhecimentos inovadores para a dança do ventre.

Daí é que veio a utilização dos véus, da meia ponta, dos giros e arabesques. Resumidamente, claro, podemos citar esses elementos em nossa dança que são genuinamente americanos e/ou europeus.

A dança do ventre “de raiz” é basicamente pé no chão, linha postural mais tranqüila (não a postura rígida do ballet) e os deslocamentos simples, sem muitos “giros eternos” ou floreios. Belo? Sim! Essencial? Sem dúvida!

Mas não se pode fechar os olhos e barrar algumas práticas do ballet em nossa dança, como a própria meia ponta, que confere uma postura mais elegante, uma linha mais bem colocada e nos permite executar com mais facilidade certos movimentos de quadril; assim como o uso dos véus que podem abrilhantar de maneira fabulosa a dança.

As novas tendências que citei no início passeiam palas artes do flamenco até o samba, mas depende do bom senso e bom gosto de cada uma para utiliza-las ou não. Há muita coisa linda na dança que podemos adaptar, sem problemas. 
Texto: Luciana Arruda

 

Saida, dançarina argentina contemporânea de Dança do Ventre, um exemplo da dançarina que mistura a Dança do Ventre com passos de ballet clássico.
Com certeza uma mistura especial,acho importante as Dançarinas do Ventre terem algumas noções do Ballet, tanto pelo fato da postura como para alguns movimentos.Quando alguns passos do Ballet são utilizados nas coreografias da Dança do Ventre fica espetacular .
Aqui abaixo 2 vídeos dessa fusão da Dança.
 1- Sasha Holtz se apresentando como Sininho.
Lindissimo!!

2-Bailarina do Espetáculo:Awalin,as estrelas do mundo árabe.


2 comentários:

  1. olá! muito bom o seu blog! parabéns pela ética e citação ao final do texto! fico feliz em saber que mais bailarinas estão pesquisando sobre nossa dança! sucesso pra você e feliz 2011!
    :)

    ResponderExcluir
  2. oii!
    obrigada pelo comentario!!!
    sucesso p vc tb!!!teus textos com ctz devem ser lidos e divulgados sao mt bons e servem de aprendizado!beijos

    ResponderExcluir